
Por que os cães ofegam?
Como pai de um cachorro, você provavelmente já se perguntou por que seu cachorro ofega. Esta é uma pergunta relativamente normal para os pais de animais de estimação, especialmente se você é um pouco inexperiente em cuidar de um cachorro! Se você já se fez essa pergunta, você não está sozinho e é importante entender o que significa ofegar ao cuidar de seu cão.
Com estas informações queremos tornar mais fácil reconhecer quando há um problema com seu animal.
Causas da respiração ofegante em cães
Aquecer
O calor é uma das causas mais comuns e menos preocupantes de respiração ofegante em cães. Se o seu cão estiver com calor porque o tempo lá fora está quente, ele pode simplesmente ofegar com mais frequência do que faria de outra forma. Se a respiração ofegante não for excessiva e eles tiverem bastante acesso à água e um local fresco para descansar, isso não é motivo de preocupação.
Excitação
Cães muito excitados podem ficar tão agitados que começam a ofegar. Isso também é relativamente normal, e se a respiração ofegante do seu cão parar quando ele se acalmar novamente, não há nada com que se preocupar. Apenas certifique-se de que a excitação seja realmente causada pela felicidade e não pela ansiedade ou medo.
Esforço excessivo
Se o seu cão se esforça demais durante as brincadeiras ou fica extremamente excitado por um longo período de tempo, ele também pode ofegar. Mais uma vez, esta não é uma causa preocupante de respiração ofegante se eles conseguirem se acalmar e voltar a respirar normalmente em pouco tempo.
Raça
Algumas raças de cães são naturalmente mais propensas a ofegar do que outras. Isso também é um comportamento normal para esses cães, mas é importante verificar com seu veterinário se você não tiver certeza se a raça do seu cão pode afetar sua respiração.
Ansiedade ou Medo
Cães muito ansiosos ou com medo podem ofegar por causa dessa ansiedade. Embora algum medo e ansiedade não sejam motivo de preocupação, você deve prestar muita atenção se a ansiedade do seu cão é ou não um problema comum. Alguns cães podem precisar de medicação para ansiedade para combater problemas graves de ansiedade.
Infecção respiratória
As infecções respiratórias podem causar dificuldades respiratórias em cães. Se isso acontecer com seu animal de estimação, ele poderá ofegar excessivamente ao tentar respirar. Se estiverem sendo tratados para a infecção, isso não é um grande motivo de preocupação; no entanto, é um sinal de que eles provavelmente precisarão de cuidados veterinários para se recuperarem da infecção.
Dor
A dor pode fazer com que o cão ofegue excessivamente. Se você sabe ou suspeita que seu cão está com dor, mas não tem certeza do motivo, leve-o imediatamente ao veterinário de emergência para tratar o problema subjacente.
Insolação
A insolação é uma condição séria e com risco de vida que ocorre quando um cão fica superaquecido por muito tempo. Ofegante excessivo, salivação excessiva e dificuldade para respirar são alguns dos primeiros sinais dessa condição. Leve seu cão ao veterinário de emergência se você souber ou suspeitar que ele está sofrendo de insolação.
Doença cardíaca
As doenças cardíacas também podem fazer com que os cães ofeguem excessivamente. Embora doenças cardíacas não diagnosticadas devam ser examinadas por um veterinário ou veterinário de emergência o mais rápido possível, as doenças cardíacas diagnosticadas nem sempre exigem uma visita imediata ao veterinário.
Se o seu cão estiver ofegante excessivamente, preste muita atenção a quaisquer outros sintomas para descobrir o que está acontecendo. Se eles parecerem estar tendo problemas para respirar ou outros sintomas preocupantes, não espere – leve seu cão ao veterinário de emergência imediatamente para diagnóstico e tratamento adequados do problema de saúde subjacente.