Veja como saber se seu gato está desidratado e como ajudar
Se você tem um gato, é importante aprender a reconhecer sinais de problemas antes que eles saiam do controle. Os gatos podem ficar desidratados muito rapidamente, e compreender os sinais de desidratação em seu gato pode fazer a diferença na capacidade de recuperação da causa subjacente do problema.
No artigo abaixo você encontrará mais informações sobre alguns dos sintomas mais comuns de desidratação em gatos. A partir daí, você também encontrará algumas soluções para ajudar a tratar a desidratação do seu gato, dependendo da gravidade.
Sintomas de desidratação em gatos
Existem alguns sintomas diferentes a serem observados para que você saiba se seu gato está desidratado ou não.
Perda de elasticidade da pele
Você pode testar a elasticidade da pele do seu gato sozinho em casa. Com cuidado, segure a aba de pele nas omoplatas e puxe-a para cima. Se ele voltar ao lugar imediatamente, a elasticidade da pele é boa. Se demorar um pouco para voltar onde deveria estar, isso é um sinal de que eles têm pouca elasticidade da pele.
Gengivas pegajosas ou pegajosas
Gengivas pegajosas ou com sensação pegajosa ao tocá-las podem indicar desidratação em gatos. Se a saliva do seu gato for muito espessa e pegajosa, este também pode ser um sintoma relacionado que pode indicar que ele está desidratado.
Palidez das gengivas e da língua
As gengivas e a língua do seu gato podem parecer mais pálidas do que o normal se estiverem desidratados. Este sintoma também pode estar associado a outras condições, portanto, tenha isso em mente ao tentar determinar o que está acontecendo com seu animal de estimação.
Fraqueza e Letargia
Gatos com qualquer problema de saúde provavelmente ficarão fracos e letárgicos. No entanto, se a fraqueza e letargia do seu gato forem acompanhadas por quaisquer outros itens desta lista, você poderá presumir com segurança que ele está desidratado. Procure outros sintomas que possam ajudá-lo a identificar o que está causando a fraqueza e a letargia do seu gato.
Tratamentos para desidratação em gatos
Certifique-se de conversar com seu veterinário sobre os sintomas do seu gato e decidir qual opção de tratamento é melhor para seu animal de estimação.
Forneça água limpa
Certifique-se de que seu gato sempre tenha acesso a bastante água fresca, limpa e fresca. Dessa forma, será mais provável que eles bebam bastante água quando precisarem, em vez de tentarem esperar que você reabasteça o prato depois de muito tempo.
Alimente com comida úmida
Alguns gatos simplesmente não bebem água suficiente, não importa quanta água limpa você lhes forneça. Para esses gatos, pode ser benéfico dar comida úmida, que contém naturalmente umidade que pode ajudar seu gato a se manter hidratado. Tente equilibrar a dieta de alimentos secos e úmidos do seu gato para obter melhores resultados.
Fluidos IV do veterinário
Em casos moderados a graves de desidratação, seu gato pode precisar de uma rodada ou mais de fluidos intravenosos do veterinário. E se o seu gato estiver extremamente desidratado, ele provavelmente precisará ficar com o veterinário de emergência para algumas rodadas de fluidos intravenosos para ajudá-lo a se recuperar totalmente do problema.
Trate o problema subjacente
Também é necessário descobrir o que causou a desidratação do seu gato. A partir daí, você deve trabalhar com um veterinário da Clínica Veterinária de Boston para descobrir o melhor tratamento ou manejo para evitar que isso aconteça novamente no futuro.
Prevenir a desidratação em gatos é importante
A desidratação pode ser muito perigosa se não for tratada e pode até tornar-se fatal muito rapidamente em gatos.
Se o seu gato permanecer desidratado por mais de um dia, ou se não tiver interesse ou não conseguir beber água, ele precisará consultar um veterinário de emergência.